eu, eu mesma e maria

e agora quem mais quiser...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

sentimentos de final de ano...

estou feliz... nesta época do ano afloram diversos sentimentos em mim, mas hoje estou feliz...
hoje predomina a esperança de que o ano que daqui a pouco se inicia seja repleto de realizações e conquistas.
mas não tem muito a ver com aquele desejo meio bobo que às vezes temos, de que tenhamos uma vida perfeita a partir da meia-noite do dia 1º de janeiro.
não.
também não tem a ver com sonhar só com aquilo que não se tem, esquecendo de todas as coisas boas que se somaram no ano que termina... pelo contrário.
e por falar nisso, quando era adolescente li um livro que se chamava "Pollyanna", e gosto de falar sobre ele, pois me mostrou um estilo de vida que decidi adotar desde então. fala sobre uma menina pobre que, ao ficar órfã, vai morar com uma tia rica que até então não conhecia - uma mulher severa e pouco afetuosa. em suas novas relações, procura ensinar um jogo que aprendera com seu pai (chamado "jogo do contente"), quando esperava ganhar uma boneca, e veio a ganhar um par de muletas. na oportunidade, o pai lhe disse que tudo o que gostaria de ter, poderia ser conquistado, e que ambos deveriam ficar felizes, pois não precisavam daquelas moletas...
aos poucos, pollyanna foi conquistando a todos com o seu comportamento sempre perseverante, fazendo-os ver que todos os acontecimentos da vida deveriam ser vistos somente sob uma perspectiva positiva.
quando já estavam todos contagiados com o seu otimismo, ela sofre um acidente de carro que lhe faz perder os movimentos das pernas e, quando fica sabendo que não mais poderia voltar a andar, fica extremamente prostrada e nada mais a faz ficar contente. diante disso, todos aqueles que haviam sido tocados pelo seu "jogo", tentam ajudá-la a ver o lado bom daquela situação. como não poderia deixar de ser, ela se rende à sua própria filosofia de vida, e passa a pensar que ainda assim devia ficar contente, pois ainda tinha pernas...

confesso que, quando isso acontece, a vontade que dá é de parar de ler o livro... afinal, por que raios uma pessoa já tão sofrida e, ao mesmo tempo, tão positiva, merecia passar por mais essa? onde é que a autora estava com a cabeça, pensava eu?
mas não consegui resistir à leitura das páginas seguintes - curiosa como só eu...
e foi ótimo... pois cheguei ao final do livro concluindo que sim, vale a pena pensarmos positivo e vermos o lado bom de cada coisa que nos acontece... hoje tenho certeza de que os nossos pensamentos se projetam no mundo exterior, e é importante que pensemos coisas boas... e acredito que na vida real o desfecho poderia ser idêntico ao de pollyanna, em função da sua atitude - sim, ela voltou a andar...
e por isso costumo dizer que tenho uma visão meio "pollyanna" da vida... tá certo que sou braba, esquentada, meio briguenta, às vezes... mas sempre fui daquele tipo que vê um lado bom em tudo, sempre tentei diminuir o tamanho dos meus problemas... e olha que não é uma tarefa das mais fáceis...
nunca fui de fazer "tempestade em copo d'água".
mas voltemos aos desejos de final de ano...
hoje queria que o processo da aposentadoria da minha mãe saísse de uma vez, para que ela tenha de volta o seu próprio dinheiro, como o teve durante toda a vida;
hoje queria que o meu pai não tivesse tido o avc que teve no ano passado, e que o deixou com a cabeça confusa, uma pessoa difícil de lidar, pois se comporta como criança... hoje mesmo nos pregou um susto que quase nos mata do coração...
hoje queria que a mãe não precisasse lidar com esse fardo nessa altura da vida dela. gostaria que eles estivessem viajando, se divertindo, namorando, lendo - uma velhice tranqüila...

hoje gostaria que a minha irmã mais velha não tivesse escolhido uma pessoa tão difícil como companheiro, que não estivessem passando por dificuldades financeiras, e que ela fosse mais valorizada, pois ela tem muito valor!

hoje gostaria que a minha irmã mais nova e o meu cunhado já estivessem morando no seu apartamentinho novo, todo mobiliado, e que ambos estivessem estáveis em seus empregos e ganhando muito bem... mas sei que logo, logo esse dia chegará, pois se tem alguém em quem acredito, é nesses dois...

hoje gostaria que eu e meu marido já tivéssemos passado num concurso, mas sei que estamos no caminho certo, ainda que penoso...
hoje queria que toda a família (primos, tios, etc.) fosse mais unida e um pouco mais aberta também... às vezes parece que ficam uns esperando pelo telefonema dos outros, e a coisa não acontece... daqui a pouco a vida passa, e nos damos conta que convivemos tão pouco...

hoje queria conviver mais com algumas amigas, que tanto bem me fizeram, e talvez nem saibam o quanto as quero bem...

hoje queria poder ajudar mais instituições de caridade, mas essa é uma das minhas promessas para assim que passar num concurso: escolher algumas entidades sérias para contribuir mensalmente, e não só com dinheiro, mas, principalmente com afeto e um pouco de atenção para estas pessoas que o mundo tratou de abandonar...

hoje queria que o meu cachorro vivesse pra sempre... ele e todas as pessoas que amo, claro... é que pensei nele agora porque me dei conta de que está ficando velhinho... que triste!

então é isso, a par de todas as coisas que eu desejo, e as desejo sinceramente, sou muito feliz com tudo aquilo que tenho... e olha que tenho muito mesmo...
tenho saúde, inteligência, considero-me sensível, tenho uma família maravilhosa, um marido que me ama e me enche de orgulho, um cachorrinho muito fofo, amigos com quem posso contar.
além disso, cada dia acredito mais em mim, daqui a uns dois ou três anos pretendo ser mãe (um grande sonho), e agora estou conseguindo até me abrir! quando é que eu ia imaginar estar por aqui, de certa forma, me expondo? será que posso chamar isso de progresso?
não sei... só sei que estou me expressando mais e, assim, estou me conhecendo melhor...
espero que me ajude a crescer como pessoa e me torne cada vez melhor.
afinal, cada ano que se inicia traz consigo este ar de coisas boas e novas, que nos faz jogar fora aquelas velhas e ruins, para abrir espaço...
e não serei eu a não ter esperança de que tudo seja melhor...
sem desvalorizar aquilo que tenho, mas sempre na busca do melhor... de mim e dos outros...

3 comentários:

Pedrinho disse...

Oi Maria

Claro q te posso matar a curiosidade! Encontrei o teu blog por pura coincidência. Como gostei mto do teu texto de apresentação, voltei nos dias seguintes...e agora irei voltar sempre

Maria, mtos parabéns!!...li q vais ser mãe! Para qdo está previsto o nascimento da Beatriz? Tb gosto mto deste nome...temos ambos bom gosto. rsrs

Tb tenho um cão lindo...q adoro de paixão (aliás, eu adoro animais)!! É um "pastor belga" de 9 anos. Tb gostaria q ele vivesse para sempre...mas infelizmente já está a ficar velhinho.
Qual a raça do teu cão?

Outra curiosidade...falas q gostarias de doar algumas coisas (dinheiro, etc.) a instituições de caridade. Por coincidência, eu e o meu grupo de amigos temos a tradição de organizar, entre nós, um almoço/jantar de Natal. Este ano decidimos ajudar monetariamente uma instituição de apoio às crianças. Chama-se "Ajuda de Berço". É um pequeno donativo...mas que será mto útil.

Estás a ver pq me identifico mto com o teu blog!!...encontro aqui mtas coisas em comum.

Maria, desejo-te um grande e feliz Natal...cheio de boas surpresas.
Vamos falando através dos nossos blogs.

Um grande bjo

Pedro

Pedrinho disse...

Maria,

Desejo-te um excelente ano de 2009.

Bjos

Pedrinho disse...

Oi Maria, q bom q vais regressar!!...

Obrigado pelo teu comentário no meu blog!! Adorei saber de ti.
Só estavas um bocadinho distraída qdo escreveste o texto...pq me trataste por Paulo. rsrsrs

Um grande bjo...e até ao teu próximo post

Pedro